A-
A+

Circuito da Qualidade leva estudantes a uma viagem de moto ao Deserto do Atacama

24/03/2017

circuito da qualidade

Aconteceu ontem, dia 23, no Auditório do Prédio 3 da PUC Minas Barreiro, o Circuito da Qualidade, que contou com a presença de 90 alunos. O tema abordado foi “Lições do Atacama para o Mundo Corporativo”, apresentado pela palestrante Tânia Leite, que é consultora organizacional e já ministrou mais de 1000 palestras Brasil afora.

O objetivo da palestra foi comparar o projeto de uma viagem de motocicleta ao Atacama feita por Tânia com qualquer outro projeto, seja ele na vida pessoal ou corporativa. Ao contar toda a história sobre a viagem, a palestrante apresentou os pontos em comum com a realidade nas empresas:

  • Planejamento: preparação física, preparação técnica, muito estudo, aprendizado com quem já fez, feedbacks e estratégias de mitigação de riscos.
  • Liderança: sem ela nada acontece. Líder tem que ter muito conhecimento, capacidade de administrar conflitos, excelente capacidade de se comunicar, boa habilidade de escuta, manter o rumo e conduzir em direção ao objetivo.
  • Diversidade: todos são importantes. Boas equipes contam com pessoas que têm pontos de vistas diferentes, habilidades e conhecimentos diversos e que estabelecem bons diálogos para a convergência. Porém, onde faltam recursos básicos aumentam os conflitos.
  • Cooperação: aumenta quando todos estão focados no mesmo objetivo, buscando formar de alcançá-lo, em vez de ficar apontando o que outros fazem e como fazem.
  • Inteligência emocional: fator crítico de sucesso para o enfrentamento dos percalços que surgem ao longo de projetos inovadores. Capacidade de lidar com a frustração de boa capacidade de adiamento das recompensas.
  • Comemoração: cada conquista, cada etapa do trajeto precisa ser comemorada. Lembrando que as pequenas vitórias é que somadas permitem o alcance do objetivo final.

Veja alguns depoimentos dos participantes:

  • “Foi aconchegante ouvir hoje as experiências da Tânia, cada palavra de encorajamento me demonstrou que estou no caminho certo. Exatamente nesse momento da minha vida, estou resgatando no meu HD interno o que me faz feliz…parabéns e obrigada!”
  • “Amei a palestra hoje e me identifiquei muito, pois depois de me aventurar bastante, com quase 50 anos resolvi fazer Direito e não me envergonho disso. Muito pelo contrário. Conheço jovens com 15, 18 anos que não querem nada da vida e ficam vegetando por ai…”

O Circuito da Qualidade é uma iniciativa da UBQ, empresas juniores e professores de instituições de Ensino Superior que tem como objetivo fomentar o debate de ideias entre organizações, especialistas, estudantes e profissionais do futuro. A série de eventos acontece de forma itinerante e o próximo encontro acontecerá em Abril no UNIBH. Fique ligado aqui no site da UBQ e participe!

Deixar um comentário

Seu e-mail não séra publicado. Campos obrigatórios *

*
*